sábado, 29 de novembro de 2008

A note about Jane Austen!

Essa semana estava relendo um dos meus livros preferidos de Jane Austen, Sense and Sensibility (Razão e sensibilidade). E toda vez que leio me envolvo como se fosse minha primeira leitura. Com o maravilhoso clima do século XIX, Jane Austen teve uma facilidade extrema de transformar temas “comuns”, como: casamentos, recomeços e amores convenientes, em algo realmente interessante.

About Jane Austen:

Jane Austen nasceu em 16 de Dezembro de 1775 em Steventon, Hampshire, sul da Inglaterra. Teve sete irmãos: James, George, Edward, Henry, Charles e Cassandra.
Em 1803 a família se mudou para Bath, uma cidade no oeste da Inglaterra. Em 1805, seu pai morreu e a família se mudou para Southampton, em Hampshire. Eles viveram lá por poucos anos e em 1810 a família se mudou mais uma vez, para Chawton. De 1810 até o ano de sua morte, 1817, Jane se manteve bastante ocupada, escrevendo livros, visitando parentes, e viajando pela Inglaterra com amigos.
(Acho interessantíssimo o estilo de vida e os costumes da “polite society” da época. Os filhos ingressavam na marinha ou exército, ou poderiam, por exemplo, seguir a carreira de advocacia. As filhas estudavam música, literatura, poesia e línguas. Passavam o tempo visitando amigos e parentes, indo a bailes, conversando sobre arte, música, política e poesia. Os homens costumavam sair pra casar, as mulheres caminhavam nos jardins. E no inverno eles costumavam passar alguns meses em Londres...)
Jane Austen nunca se casou. Foi pedida em casamento por Harris Bigg-Wither, em 1802, mas depois de um dia de noivado, Jane mudou de opinião e decidiu não casar.
Em 1811 seu primeiro livro foi publicado. Não eram publicados muitos livros de “escritoras” na época. Editoras não gostavam de livros escritos por mulheres. Por essa razão, muitas mulheres utilizavam nomes de homens para seus livros poderem ser publicados. Mas Jane nunca usou um nome de homem como pseudônimo, seus livros sempre foram publicados com o seu nome e suas estórias foram e ainda são extremamente populares.

Seus livros:

Sense and Sensibility (Razão e Sensibilidade)-1811
Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito)-1813
Mansfield Park-1814
Emma-1815
Northanger Abbey (A abadia de Northanger)-1818
Persuasion (Persuasão)-1818
Sanditon (inacabado)

‘Dear, dear Norland, how sad I am to leave you!’
Marianne said on their last evening in Norland Park. ‘I love every room in this wonderful house! Every tree in the park is beautiful. Shall I ever be happy again?’

-Trecho do livro Sense and Sensibility.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jane Austen é a melhor. Sem dúvidas. Quero ler logo Sense and Sensibility *--*

By: Debbie